terça-feira, 8 de abril de 2014

FILOSOFIA- Profª Bianca Hernandes- Colégio São Carlos Questões de Filosofia-- 1 ª ANO- Fazer em casa- Corrigimos NA PRÓXIMA AULA-8 de abril!

FILOSOFIA- Profª Bianca Hernandes- Colégio São Carlos
Questões de Filosofia- Fazer em casa- Corrigimos NA PRÓXIMA AULA-8 de abril!

A atitude filosófica indaga: o que é? como é? por que é? para que é?, dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e que com ele se relacionam. [...] A reflexão filosófica, ou o "conhece-te a ti mesmo", dirige-se ao pensamento, à linguagem e à ação, ou seja, volta-se para os seres humanos. Suas questões se referem à capacidade e à finalidade de conhecer, falar e agir, próprias dos humanos.
(CHAUI, M. Boas-vindas à Filosofia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, p. 23.)
A partir do texto acima e dos conhecimentos sobre as características do conhecimento filosófico, analise as afirmativas.
I - A atitude filosófica é negativa ao distanciar-se das crenças e das certezas, e é positiva na medida em que passa a investigá-las.
II - A reflexão filosófica se volta para a realidade interior, dirige-se ao pensamento, à linguagem, levantando perguntas sobre o motivo, o sentido e a intenção de algo.
III - A atitude filosófica se volta para a realidade exterior, levantando perguntas sobre a estrutura, a origem e a finalidade de algo.
São afirmativas pertinentes:
[A] I e III, apenas.
[B] I, II e III.
[C] II e III, apenas.
[D] I e II, apenas.
Para Marilena Chauí, em vez de perguntar "que horas são?", podemos indagar "o que é o tempo?". Em vez de dizermos "ficou maluca?" ou "está sonhando?", podemos nos perguntar "o que é o sonho", a loucura, a razão?" (Convite à Filosofia. São Paulo, Ática, 1994). Portanto,
(A) não é possível diferenciar entre senso comum e atitude filosófica.
(B) filosofar implica assumir, no plano do pensamento, os mesmos parâmetros habitualmente empregados na vida cotidiana.
(C) filosofar significa ater-se à aceitação imediata da realidade.
(D) a filosofia começa pela reafirmação necessária das crenças e preconceitos do senso comum.
(E) a atitude filosófica diferencia-se estruturalmente do senso comum.
Sobre as origem da Filosofia, é correto afirmar:
a. ( ) Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
b. ( ) Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores.
c. ( ) Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
d. ( ) Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
e. ( ) Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona.
(UEL- 2003) “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
c) As explicações míticas constroem-se, de maneira argumentativa e autocrítica.
d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário